Com projeto do escritório GMP, teatro em forma de concha é finalizado na China
Edifício de 85 mil m² tem cobertura circular e em camadas para se assemelhar ao Museu de História Natural, construído no mesmo terreno
Fazendo uma pesquisa sobre auditórios e salas de concerto espalhadas pelo Brasil e pelo mundo inteiro, soube que foi finalizada a construção do Grand Theater, localizado no Culture Park, em Tianjin, na China. Com projeto arquitetônico do escritório GMP (Von Gerkan, Marg and Partners), o edifício de 85 mil m² abriga uma sala de ópera, um teatro e um hall multifuncional.
A cobertura circular e em camadas tem o objetivo de criar, de acordo com os arquitetos, um diálogo entre o novo prédio e o Museu de História Natural, também construído no parque. Além disso, o telhado do Grand Theater se estende para o lago em sua frente, como se fosse uma concha.
Acima do pódio de pedra, o prédio se divide em dois blocos: a sala de ópera e o teatro. Segundo o escritório GMP, os espaços seriam como a pérola da concha e são ligados ao pódio por meio de grandes escadas.
A impressionante e singular sala de ópera possui capacidade para 1.600 pessoas, enquanto o teatro pode receber 1.200 visitantes. A construção do local foi iniciada em 2010. Os visitantes podem entrar no edifício pelos lados norte e sul. Já as paradas de ônibus acontecerão ao leste do Grand Theather.
O cartão de visitas é o lago defronte
A vista lateral impressiona por sua forma
A laje em balanço forma uma cobertura que integra os dois blocos
A iluminação é um componente harmônico
Acima do palco se observa os painéis refletores suspensos
O foyer se divide em alturas variáveis
A implantação respeita e integra seu entorno
______________________________________________________________
Fonte: PiniWeb - Aline Rocha