Olá, Eu sou Adão Alves acadêmico de Arquitetura e Urbanismo - UFT, uso o blog para ajudar de alguma forma os interessados em Arquitetura e outros assuntos relacionados, espero está conseguindo! Para que seja mais util conto com suas dicas, sugestões e críticas. Arq e Urb Palmas - Sempre buscando o melhor!. Obrigado aos visitantes e parceiros
Nova unidade do Sesc em Sorocaba tem passarela estaiada com dois níveis.
Monumento responsável pela ligação entre os dois prédios do complexo, a estrutura possui mastro central de 31m em concreto branco e cabos de aço sustentando tabuleiros de steel deck.
A nova unidade do Sesc Sorocaba, a metrópole do oeste próximo de São Paulo, é formada por dois edifícios, separados por um solário de aproximadamente 2 mil m², onde ficam as piscinas e um espaço lúdico infantil. Para ligar os dois prédios, a Omar Maksoud Engenharia, empresa responsável pela obra, construiu uma passarela estaiada com mastro único, que sustenta dois tabuleiros: um inferior, com 55 m de comprimento, e um superior, com 65 m.
A proposta original da estrutura previa a utilização de estais compostos por cordoalhas de aço engraxadas. O custo do sistema, no entanto, inviabilizaria a obra. Para solucionar esse problema, os projetistas decidiram utilizar barras do sistema Dywidag, tecnologia que geraria economia de 30% se comparada à original.
O mastro central da passarela tem 31 metros de altura e é composto por dois pilares de seção retangular conectados por vigas. Ao todo, são três vigas: uma inferior, de 4,5 m, uma intermediária, de 9 m, e uma no topo do mastro, de onde partem os estais para sustentação dos dois tabuleiros.
Constituído por brita e areia da coloração mais clara e baixo índice de impurezas, o mastro foi executado em concreto branco. Além disso, foi adicionado dióxido de titânio para reforçar sua tonalidade.
Já os tabuleiros utilizam sistema steel deck, que dispensa o uso de escoramento. As fôrmas-laje metálicas começaram a ser executadas a partir das vigas centrais do mastro.
Confira mais detalhes do projeto e as etapas de construção da passarela estaiada do Sesc Sorocaba na edição de dezembro de 2012 da Revista Téchne. fonte: Lápis Verde