Olá, Eu sou Adão Alves acadêmico de Arquitetura e Urbanismo - UFT, uso o blog para ajudar de alguma forma os interessados em Arquitetura e outros assuntos relacionados, espero está conseguindo! Para que seja mais util conto com suas dicas, sugestões e críticas. Arq e Urb Palmas - Sempre buscando o melhor!. Obrigado aos visitantes e parceiros
Sistema construtivo utiliza esferas plásticas confinadas entre armaduras para execução de lajes mais leves. Tecnologia está sendo adotada pelo consórcio Odebrecht Infraestrutura e Via Engenharia no Centro Administrativo do Distrito Federal, em Brasília.
Em construção em Brasília, o novo Centro Administrativo do Distrito Federal está apostando em uma tecnologia bastante utilizada na Europa. Para reduzir o peso próprio das lajes planas, o consórcio formado por Odebrecht e Via Engenharia adotou o sistema patenteado BubbleDeck. As pré-lajes são içadas em paineis de armaduras com esferas plásticas confinadas. Os vazios formados pelas esferas reduzem em até 35% o peso próprio em relação a uma laje comum.
O sistema utilizado em obras em mais de trinta países, entre eles Grã-Bretanha, Holanda e Dinamarca fez algumas incursões no Brasil em meados da década de 2000, mas só agora volta em uma grande obra.
As esferas plásticas são produzidas com polipropileno e são inseridas entre duas telas de aço. A execução de uma laje é feita basicamente em quatro etapas. Após a fabricação dos painéis na fábrica, se inicia a execução do escoramento e a colocação da malha inferior do módulo. Depois da colocação das esferas, a malha superior é soldada e o módulo é concretado in loco.
O uso das esferas dispensa a necessidade de vigas e reduz o número pilares, permitindo vãos maiores. O sistema também proporciona, de acordo com o fabricante, maior isolamento acústico e térmico e, em caso de incêndio, as esferas carbonizam sem emitir gases tóxicos.
A obra dos 16 prédios do Centro Administrativo do Distrito Federal (CADF) possuem o cronograma de produção de 1.000 m² de painéis BubbleDeck por dia, o que, segundo os engenheiros responsáveis, representará uma redução do consumo de concreto e do uso de escoramento em relação ao projeto original.
CURTA NOSSA FAN PAGE
Seguidores
Arquivos
Programas
(45)
Revistas
(33)
Arquitetura pelo Mundo
(32)
Dicas
(32)
Curiosidades
(28)
SketchUp
(15)
Livros
(11)
Apostilas online
(10)
Plugins
(9)
Render
(9)
Fábio Ribeiro
(8)
Tutoriais
(7)
Revit
(6)
AutoCAD
(5)
Documentário
(5)
Videos
(5)
Apostilas
(3)
AutoCAD 2013
(3)
Modelos
(3)
Notícias
(3)
Obras Incríveis
(3)
ArchiCAD
(2)
AutoCAD 2014
(2)
Blocos
(2)
Cursos
(2)
Diversão
(2)
Homenagem
(2)
Revistas Online
(2)
Android
(1)
Aplicativos
(1)
Apps
(1)
Besteirol
(1)
Conforto Ambiental
(1)
Decoração
(1)
Erea
(1)
Filmes
(1)
Google Maps
(1)
Luara Aquino
(1)
Malha
(1)
Maxwell
(1)
Orçamentos
(1)
Oscar Niemeyer
(1)
Paisagismo
(1)
Portátil
(1)
Projetos
(1)
Realidade Aumentada
(1)
Sites
(1)
Sustentabilidade
(1)
Top 5
(1)
Wallpapers
(1)