Olá, Eu sou Adão Alves acadêmico de Arquitetura e Urbanismo - UFT, uso o blog para ajudar de alguma forma os interessados em Arquitetura e outros assuntos relacionados, espero está conseguindo! Para que seja mais util conto com suas dicas, sugestões e críticas. Arq e Urb Palmas - Sempre buscando o melhor!. Obrigado aos visitantes e parceiros
Em 1951 o arquiteto Oscar Niemeyer projetou sua nova residência em São Conrado, no Rio de Janeiro. E apresentou o projeto, conhecido como “Casa das Canoas”, assim:
MINHA PREOCUPAÇÃO FOI PROJETAR ESSA RESIDÊNCIA COM INTEIRA LIBERDADE, ADAPTANDO-A AOS DESNÍVEIS DO TERRENO, SEM O MODIFICAR, FAZENDO-A EM CURVAS, DE FORMA A PERMITIR QUE A VEGETAÇÃO NELAS PENETRASSE, SEM A SEPARAÇÃO OSTENSIVA DA LINHA RETA.
Dois anos depois, o fundador da Bauhaus Walter Gropius – que havia recentemente abandonado seu cargo como Diretor da Escola de Arquitetura de Harvard – veio ao Brasil para ser jurado do Prêmio de Arquitetura da 2ª Bienal de São Paulo. E como era de se imaginar, os dois genios se encontraram e Niemeyer o convidou para uma visita na Casa das Canoas.
Gropius, precursor do funcionalismo e radicalmente contra o pensamento singular e individualista na arquitetura e no design, conheceu a tal casa, e comentou:
Niemeyer ficou puto. E nitidamente ergueu essa discussão como uma bandeira. E disse ao Correio Braziliense:
E O CHEFE DO NEGÓCIO, O WALTER GROPIUS, ERA UM BABACA COMPLETO.
“A Bauhaus, que é a turma mais imbecil que apareceu, chamava a arquitetura de a casa habitat. Não interessava a forma, desde que o quarto estivesse perto do banheiro, a cozinha perto da sala e funcionasse bem. Foi um período de burrice que conseguimos vencer. A escola que eles construíram nunca ninguém pensou nela, porque não tem interesse nenhum, ninguém nunca ouviu falar. E o chefe do negócio, o Walter Gropius, era um babaca completo. Ele foi na minha casa nas Canoas, subiu comigo e disse a maior besteira que já ouvi: “Sua casa é muito bonita, mas não é multiplicável”. Pensei: que filho da puta! Para ser multiplicável teria que ser em terreno plano, teria que procurar um terreno igual e meu objetivo não era uma casa multiplicável, era uma casa boa para eu morar. Eles eram assim, sem brilho nenhum. E o trabalho que ele deixou é um monte de casas que se repetem. Foi um momento que ameaçou a arquitetura, mas Le Corbusier e os outros reagiram. Foi um momento em que a burrice queria entrar na arquitetura, mas foi reprimida.”
É claro que nenhum deles estava certo – ou errado. Tanto Gropius quanto Niemeyer são nomes cravados na história da arquitetura, com pensamentos e características únicas. E mesmo Niemeyer, que criticou com mão de ferro a Bauhaus, com certeza a usou como inspiração para desenvolver os Ministérios de Brasília, assim como toda a gama de prédios residenciais e comerciais na nova capital do país: projetos multiplicáveis, funcionais e pensados para o “todo”, e não no indivíduo.
E quanto a nós, mortais, resta continuar pesquisando, estudando e (com sorte) um dia começar a entender tudo o que esses caras deixaram para nós. :)
CURTA NOSSA FAN PAGE
Seguidores
Arquivos
Programas
(45)
Revistas
(33)
Arquitetura pelo Mundo
(32)
Dicas
(32)
Curiosidades
(28)
SketchUp
(15)
Livros
(11)
Apostilas online
(10)
Plugins
(9)
Render
(9)
Fábio Ribeiro
(8)
Tutoriais
(7)
Revit
(6)
AutoCAD
(5)
Documentário
(5)
Videos
(5)
Apostilas
(3)
AutoCAD 2013
(3)
Modelos
(3)
Notícias
(3)
Obras Incríveis
(3)
ArchiCAD
(2)
AutoCAD 2014
(2)
Blocos
(2)
Cursos
(2)
Diversão
(2)
Homenagem
(2)
Revistas Online
(2)
Android
(1)
Aplicativos
(1)
Apps
(1)
Besteirol
(1)
Conforto Ambiental
(1)
Decoração
(1)
Erea
(1)
Filmes
(1)
Google Maps
(1)
Luara Aquino
(1)
Malha
(1)
Maxwell
(1)
Orçamentos
(1)
Oscar Niemeyer
(1)
Paisagismo
(1)
Portátil
(1)
Projetos
(1)
Realidade Aumentada
(1)
Sites
(1)
Sustentabilidade
(1)
Top 5
(1)
Wallpapers
(1)